Na manhã desta terça-feira, dia 21 de maio, várias famílias da ocupação Serrote Liso, localizada às margens da Alça Sudeste, em Patos, realizaram um protesto em frente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), em busca de uma solução para terem acesso à água na localidade.
A CAGEPA vem buscando impedir a quebra de canos da adutora que leva água para as cidades de Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas e outros municípios que enfrentam problemas de desabastecimento diante da quebra dos canos pela comunidade Serrote Liso.
Os moradores alegam que a Prefeitura Municipal de Patos não fornece água potável para a comunidade e, portanto, a solução é quebrar o cano da adutora. O problema já se tornou caso de polícia e do Ministério Público Estadual (MPE), porém, até o momento, ainda não foi encontrada uma solução.
A CAGEPA lançou uma nota diante do caso:
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba( CAGEPA ) informa que, no início deste ano, realizou uma vistoria nas proximidades da comunidade Serrote Liso, onde foram constatadas danificações na adutora Coremas Sabugi. Esta situação prejudicou o abastecimento das cidades do Vale do Sabugi.
A Cagepa realizou a correção dos danos, porém, em poucos dias depois foi verificada uma nova violação no mesmo local.
Após diversas intervenções e reparos efetuados, a CAGEPA acionou a Polícia Civil, que também constatou danos à adutora.
Na busca por uma solução definitiva, a Cagepa reuniu-se com representantes da Comunidade Serrote Liso no Ministério Público. Na ocasião, os representantes comprometeram-se a não violar mais a adutora, compromisso que não foi cumprido, pois poucos dias após a reunião, nova violação foi detectada.
Na manhã de hoje (dia 21), a CAGEPA foi procurada por representantes da Comunidade Serrote Liso, que queriam uma resposta definitiva e imediata ao caso.
Sobre isso, a Cagepa informa que é impedida de realizar ligações de água no local, uma vez que se trata de uma área de invasão.
Para mitigar a situação, a Cagepa disponibiliza uma caixa d’água de dez mil litros de água tratada, para a Prefeitura Municipal fazer o transporte, desde que a comunidade comprometa-se a não mais violar a adutora Coremas/Sabugi.
A Cagepa reitera mais uma vez os riscos envolvidos com a danificação da adutora, que causa desabastecimento nas cidades.
A CAGEPA entende a vulnerabilidade das famílias residentes na área e aguarda uma solução por parte da Comunidade Serrote Liso, em conjunto com a Prefeitura Municipal, pois a companhia é impedida legalmente de realizar ligações de água em áreas de invasão.
Atenciosamente,
CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Jozivan Antero – Polêmica Patos