Secretário fala sobre abastecimento da farmácia básica e da construção do complexo de saúde do Município de Patos

Concedendo entrevista após reclamações sobre a falta de medicamentos na farmácia básica, o secretário de Saúde do Município de Patos, Leonidas Dias, disse que o processo de licitação foi finalizado […]



Concedendo entrevista após reclamações sobre a falta de medicamentos na farmácia básica, o secretário de Saúde do Município de Patos, Leonidas Dias, disse que o processo de licitação foi finalizado e as medicações, insumos, fraldas, leites especiais, bolsas de colostomia e outros itens começaram a reabastecer a farmácia e a secretaria.

Leonidas comentou que aconteceram  mudanças na Lei de Licitações e as dificuldades recorrentes de início de cada ano dificultaram ainda mais o processo. O secretário ainda destacou que os problemas foram registrados em vários estados do Brasil. Foram 29 empresas que se habilitaram para fornecer a Secretaria de Saúde do Município de Patos e os produtos estão sendo fornecidos.

O secretário foi indagado sobre a dificuldade encontrada por aqueles usuários do Município de Patos que aguardam pela realização de cirurgias de alta complexidade. Ele respondeu que as cirurgias que não são realizadas na cidade de Patos dependem de pactuações com outros municípios, no entanto, a burocracia, fila de espera e liberação dos recursos ainda é um processo que vem provocando espera em demasia.

Perguntado sobre a construção do Complexo de Saúde Municipal Segundo Brito, que homenageará o ex-secretário de Saúde do Município de Patos, e que perdeu a vida ao ser acometido pela Covid 19, Leônidas afirmou que os recursos para início das obras foram liberados pela Caixa Econômica Federal, mas que a ordem de serviço será dada apenas quando a construtora se instalar no local. 

O Complexo de Saúde Segundo Brito terá o maior centro de imagem do sertão, além de laboratório de análises clínicas, centro de especialidade em saúde da mulher, quatro blocos cirúrgicos e vai abrigar o Centro de Especialidades Frei Damião. O complexo será construído às margens da Alça Sudeste.

Ouça entrevista com Leônidas:

Jozivan Antero – Polêmica Patos