Muitas crianças, principalmente na infância, têm o hábito de colocar objetos na boca. Em casos extremos, algumas acabam engolindo e se faz necessário os responsáveis buscarem os serviços de urgência e emergência em saúde após problemas respiratórios que podem levar à morte.
Na noite deste sábado, dia 17 de fevereiro, por volta das 20h00, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) precisou ser acionado quando uma criança de 2 anos acabou engolindo uma moeda de cinco centavos. O caso aconteceu no Jardim Europa no momento em que os pais da menina estavam bebendo com amigos.
A garotinha começou a apresentar desconforto respiratório e foi levada ao Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos. O médico plantonista fez a ausculta e deu os encaminhamentos para a realização de radiografia e depois para procedimentos de endoscopia. A moeda poderia estar alojada no esôfago e o caso progredir para agravamento.
Na semana passada, outra criança deu entrada no Hospital Infantil quando acabou engolindo três moedas, sendo duas de vinte e cinco centavos e outra de cinquenta centavos. Os pais levaram rapidamente ao hospital e a criança precisou de intervenção mais complexa.
Na maioria dos casos, a remoção só é possível com endoscopia digestiva alta. Esse procedimento é realizado com a criança anestesiada por completo e a criança deve ficar sem comer por seis e até oito horas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #criancas • #engolirmoedas • #hospitalinfantil • #moedas • #noaldoleite • #urgencia