O Programa Caminho da Escola, criado pelo Governo do Lula, em 2027, supriu uma carência bastante sensível em relação ao transporte escolar no Brasil. O programa fez a distribuição de milhares de ônibus adaptados para garantir que o estudante, seja da zona urbana ou rural, não deixasse de ir à escola por falta de transporte.
Desde então, os ônibus amarelos passaram a ser uma realidade em todo o país e foram distribuídos para prefeituras que têm a responsabilidade de manutenção e motoristas.
Nesta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, o senhor Manoel Messias Batista Costa, ao lado de sua filha, decidiu fazer um vídeo da situação em que se encontra o ônibus escolar que faz o transporte dos estudantes do Sítio Fechado, zona rural de Patos.
Em pouco tempo, o vídeo viralizou e causou indignação diante da precariedade do ônibus que transporta dezenas de crianças e está na responsabilidade da Secretaria de Educação do Município de Patos. O ônibus teve um pneu estourado e os estudantes passaram mais de uma hora na estrada até serem resgatados por outro veículo.
Manoel Messias mostrou os pneus em condições precárias, instalação elétrica danificada, bancos desgastados, ausência de cintos de segurança, faróis queimados e outros problemas. A filha do agricultor interagiu sobre a situação e mostrou outros problemas.
Após a repercussão, a secretária de Educação do Município de Patos, Adriana Carneiro, se posicionou e disse que as medidas para recuperação do ônibus foram tomadas e que o veículo já está à disposição para o transporte.
Jozivan Antero – Polêmica Patos