Após protesto, famílias da comunidade Serrote Liso conseguem impedir demolição dos casebres e farão reunião com secretária e o prefeito de Patos

Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de janeiro, várias famílias da ocupação Serrote Liso realizaram um protesto para chamar a atenção da Prefeitura Municipal de Patos diante do grave problema […]



Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de janeiro, várias famílias da ocupação Serrote Liso realizaram um protesto para chamar a atenção da Prefeitura Municipal de Patos diante do grave problema de moradia e infraestrutura enfrentado na localidade, que fica nas proximidades da Alça Sudeste, em Patos. 

Exibindo cartazes, faixa e contando com apoio de jovens da União da Juventude Rebelião (UJR), da Unidade Popular (UP) e com o mandato do vereador sindicalista José Gonçalves (PT), as famílias se concentraram e frente da sede da Prefeitura Municipal de Patos e foram recebidas pelo chefe de gabinete Pedro Leitão após o protesto. 

As famílias mostraram que apenas 11 das 75 que estão na comunidade Serrote Liso foram beneficiadas com apartamentos nos conjuntos São Judas Tadeu I e II. Os moradores temem demolição das casas que foram construídas na comunidade e pedem intermediação para evitar desmonte da pouca estrutura que foi erguida por esforços de alguns.

Uma comissão formada pelos moradores e que conta com a presença do vereador sindicalista José Gonçalves e militantes da UP foi formada com o intuito de se buscar uma solução entre famílias e a gestão municipal. A comissão e o chefe de gabinete foram até a sede da Energisa para buscar meios para regularizar o fornecimento de energia elétrica. Também ficou acordado que não haverá demolição de casas e na próxima quarta-feira, dia 7 de fevereiro, a comissão fará reunião com o prefeito Nabor Wanderley e atual secretária de Desenvolvimento Humano e Habitação do Município de Patos.

Por meio de encaminhamentos do chefe de gabinete, a Secretaria de Agricultura e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) devem garantir abastecimento de água na localidade que dispõe de uma caixa d’água precária e que pode receber melhorias. Na tarde desta segunda-feira, um caminhão pipa já compareceu na comunidade e levou água potável. José Gonçalves relatou que irá manter vigilância para que as famílias não sejam ainda mais prejudicadas na comunidade e que uma solução seja encontrada.  

As famílias ficaram satisfeitas com os encaminhamentos e buscam a desafetação da área para fins de moradia ou mesmo que todos aqueles que precisam de casas possam ser contemplados nos programas sociais de habitação popular.

O coordenador estadual do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), João Batista, também buscou articular uma reunião com a Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (CEHAP) para ver métodos que viabilizem mais atenção por parte do órgão na comunidade Serrote Liso.


Jozivan Antero – Polêmica Patos