SAMU começa a migrar para tecnologia digital em comunicação por rádio na cidade de Patos

A comunicação via rádio é uma das necessidades fundamentais para o bom funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desde sua criação, por meio do Decreto nº 5.055, […]



A comunicação via rádio é uma das necessidades fundamentais para o bom funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desde sua criação, por meio do Decreto nº 5.055, de 27 de abril de 2004, durante o primeiro Governo do presidente Lula (PT), o SAMU usa rádio amador na frequência analógica, mas em várias cidades a comunicação está migrando para digital.

O SAMU 192, em Patos, começou, nesta semana de janeiro de 2024, a migrar para a tecnologia digital de rádio comunicador. A direção do órgão, através da Secretaria de Saúde do Município de Patos, adquiriu rádios com tecnologia digital e o sistema está sendo implantado.

A antena foi instalada no Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba, em Matureia. O sistema digital está em fase de teste e estão sendo feitas as modificações nas ambulâncias e nos rádios portáteis.

João Albuquerque, diretor do SAMU/Patos, disse que os rádios digitais irão dar mais segurança na comunicação e evitará invasão da frequência que, diariamente, estavam sendo ouvidas por pessoas alheias ao serviço.

OUÇA João Albuquerque:


Jozivan Antero – Polêmica Patos