Moradores fazem parceria com a gestão municipal e garantem rede de galeria na cidade de Patos

As parcerias público-privadas entre empresas privadas e órgãos do poder público existem há muitos anos e algumas datam desde o império no Brasil, por meio de Dom Pedro I. A […]



As parcerias público-privadas entre empresas privadas e órgãos do poder público existem há muitos anos e algumas datam desde o império no Brasil, por meio de Dom Pedro I. A lei foi aperfeiçoada por Lula em 2024 e vem sendo registrada em diversas partes do país, porém, algumas parcerias se dão sem nenhuma burocracia.

Na Rua José Araújo Sobrinho, que fica localizada no Bairro Novo Horizonte, em Patos, os moradores, de forma desburocratizada, firmaram parceria público-privada com a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Infraestrutura do Município (SEINFRA).

A Rua José Araújo Sobrinho está entre as contempladas com pavimentação em paralelepípedos com recursos da Prefeitura Municipal de Patos e do Governo Federal. Diante da notícia alvissareira e bastante aguardada, os moradores da localidade agraciada despertaram para a preocupação da rede de galeria para água de esgoto.

De forma consensual, os moradores realizaram uma cota, a conhecida vaquinha, e compraram dezenas manilhas de cimento para garantir a execução dos serviços por parte da SEINFRA. O poder público entrou com a topografia, máquinas, trabalhadores e deram início aos serviços nesta segunda-feira, dia 08 de janeiro.

Como a cidade de Patos não dispõe de rede de esgoto no local, a água descartada pelas residências será despejada diretamente dentro do Canal do Novo Horizonte, que faz parte da extensão do Canal do Frango que desemboca no Rio Espinharas.


Jozivan Antero – Polêmica Patos