18º Sertão tem Mandinga mantém tradição histórica e reúne capoeiristas de Patos e região  

Há mais de 30 anos, na cidade de Patos, a tradição da capoeira vem sendo mantida por meio do amor de mestres que se dedicam ao esporte afro-brasileiro, que mistura […]



Há mais de 30 anos, na cidade de Patos, a tradição da capoeira vem sendo mantida por meio do amor de mestres que se dedicam ao esporte afro-brasileiro, que mistura dança, música e arte marcial. Atualmente, o capoeirista Diêgo Sampaio, o popular Mestre Papai, se tornou uma das referências na região de Patos.

Neste sábado e domingo, dias 16 e 17 de dezembro, respectivamente, aconteceu a 18°Edição do Sertão tem Mandinga, que reuniu capoeiristas de Patos e Catingueira. O evento tem se tornado um encontro de amigos que praticam o esporte é um grande momento para fortalecer os novos capoeiristas de várias idades.

O evento é organizado pelo Grupo de Capoeira Cordão de Ouro e no sábado, a partir das 10h00, aconteceu na cidade de Catingueira, onde houve aulas, palestras, rodas de capoeira e o tradicional batizado de capoeiristas. Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos receberam orientações dos instrutores Sebão e Japa. Durante a noite, uma grande roda de capoeira foi realizada em praça pública e chamou a atenção da comunidade.

No domingo, em Patos, o evento teve prosseguimento e as atividades aconteceram no Patos Shopping e na sede do Grupo Cordão de Ouro, na Rua Vereador Né Marinho, no Jardim Lacerda, por trás do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). Capoeiristas das escolas Instituto Vera Cruz, do Autêntico, Rosa Mística e do próprio Cordão de Ouro estavam presentes.

Diêgo Sampaio relatou que o 18º Sertão tem Mandinga contou com esforços próprios do Grupo Cordão de Ouro e de parceiros. Ele lamentou a falta de apoio por parte da Prefeitura Municipal de Patos e reafirmou que a capoeira segue firme e consolidada em Patos e na região diante de várias pessoas que abraçaram o esporte que faz bem o corpo e a alma.


Jozivan Antero – Polêmica Patos