Professor do IFPB revela números assustadores sobre acidentes de trabalho na cidade de Patos

A cada dia, os trabalhadores estão mais atentos para evitar acidentes de trabalho, mas estes acabam acontecendo e um dos fatores para evitá-los, ou mesmo diminuir a incidência, é a […]



A cada dia, os trabalhadores estão mais atentos para evitar acidentes de trabalho, mas estes acabam acontecendo e um dos fatores para evitá-los, ou mesmo diminuir a incidência, é a precaução, educação, consciência e a orientação de profissionais capacitados.

Na tarde desta sexta-feira, dia 10 de novembro, o professor e engenheiro Leandro Arruda, do Curso de Segurança no Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos (IFPB), foi o entrevistado no programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM. 

O professor falou sobre várias questões relacionadas à segurança no trabalho, as consequências para a saúde do trabalhador e revelou números assustadores de acidentes e dos gastos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2021, em decorrência de acidentes de trabalho ou adoecimentos ocupacionais, foram gastos mais de 2 milhões e 500 mil reais.

No Brasil, por dia, acontecem 7 mortes decorrentes de acidentes de trabalho. Em Patos, em 2022, aconteceram 53 acidentes que foram notificados.

Leandro Arruda também falou sobre a empresa Novo Rumo, que presta consultoria e assessoria em segurança e saúde no trabalho, e é formada por tecnólogos e técnicos em segurança no trabalho do próprio IFPB/Patos. Criada em 2018, a empresa é uma das referências no sertão paraibano e está em pleno funcionamento com espaço no IFPB/Patos. Além dos telefones (83) 9 9944 9261 / 9 8870 9857 e 9 8155 6772, a empresa pode ser contatada pelo https://www.instagram.com/empresa_novorumo.sst/

Veja entrevista na íntegra:

Jozivan Antero – Polêmica Patos