Professora Klítia Cimene comenta tema da redação do Enem 2023

A prova do Enem 2023 teve sua primeira etapa realizada neste domingo, dia 5 de novembro, e o tema da redação foi divulgado, apresentando-se de maneira bastante interessante, sendo este: […]



A prova do Enem 2023 teve sua primeira etapa realizada neste domingo, dia 5 de novembro, e o tema da redação foi divulgado, apresentando-se de maneira bastante interessante, sendo este: “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”.

Baseado nisso, o Blog do Jordan Bezerra conversou na noite deste domingo com a professora especialista em redação Klítia Cimene, que deu detalhes sobre o tema e falou da importância de se tirar o assunto abordado da invisibilidade.

“A proposta de redação do Enem, além de se propor a avaliar os conhecimentos linguísticos e textuais dos estudantes, cumpre o significativo papel de promover debates. Esses debates não se limitam apenas entre os estudantes, mas abrangem toda a sociedade brasileira. Neste ano, como de costume, a temática proposta pelo Enem gira em torno dos “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”. Esta temática compreende uma questão relacionada ao universo feminino que é socialmente invisibilizado. O trabalho doméstico e de cuidados, tradicionalmente executado por mulheres, não costuma ser contabilizado na economia formal, nem é devidamente respeitado. Isso contribui para a perpetuação da desigualdade de gênero no Brasil, em nossa sociedade capitalista. Surgem diversas questões relevantes: O que é considerado trabalho? Existe uma rede de apoio para essas mulheres? Existem políticas públicas voltadas para a valorização desse trabalho tão importante para a sociedade? As funções distintas entre os gêneros nesse cuidado são verdadeiramente compreendidas e respeitadas pela sociedade e pelos setores do Estado?”, expressou a professora.

Por fim, Klítia Cimene falou da importância de se ressaltar essa temática que é bastante presente no cotidiano da sociedade brasileira, porém ainda bastante invisibilizada.

“Todos esses aspectos fazem parte da discussão que o Enem propõe, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre uma questão inegavelmente crucial para a sociedade. Mais de 60% dos cuidados mencionados na proposta, incluindo o cuidado com idosos, crianças e o bem-estar humano, são realizados por mulheres. Portanto, é fundamental que o que está invisível na sociedade seja trazido à tona, e a redação do Enem tem um papel cúmplice nesse processo em 2023”, declarou.

Blog do Jordan Bezerra