Em Patos, mãe de criança especial relata que diretor escolar vem causando constrangimento ao pedir cancelamento da matrícula de sua filha

Neste dia 21 de setembro foi comemorado o Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência. Ao longo dos anos, a inclusão tem sido pauta marcante para que as pessoas […]



Neste dia 21 de setembro foi comemorado o Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência. Ao longo dos anos, a inclusão tem sido pauta marcante para que as pessoas deficientes sejam inseridas no meio social, seja no trabalho, educação e todo e qualquer lugar que possa existir dignidade e compreensão.

Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, a jovem Yasmim Laurentino Ferreira, mãe de Maria Isis, criança especial que tem 8 anos de idade, relatou que vem enfrentando uma situação constrangedora na Escola Municipal Maria Eudócia, localizada no Bairro São Sebastião, em Patos.

Yasmim disse que sua filha tem microcefalia e isso causou uma série de limitações. A criança é cadeirante e necessita de cuidados especiais, mas foi matriculada na escola e, desde então, vem enfrentando atos de preconceito por parte da direção escolar. O diretor vem constrangendo a mãe da criança diante de constantes pedidos para que a matrícula da estudante seja encerrada.

Em áudios enviados à redação do Polêmica, o diretor escolar pede que a mãe compareça à escola para fechar a matrícula. “Peço encarecidamente que a senhora venha na escola, preciso demais…em cinco minutos a senhora vem para a gente fechar o sistema. Só tô aguardando a senhora…”, relata o diretor em partes do áudio.

A pequena Maria Isis passa por muitas dificuldades de saúde e esteve internada por cerca de 50 dias. A criança tem faltas na escola e todas justificadas diante das inúmeras limitações. Declarações médicas são levadas à escola e por ser uma estudante especial as faltas são justificadas. Maria Isis dispõe de cuidadora escolar e está dentro do programa que atende crianças especiais.

O caso foi levado ao conhecimento da professora Adriana Carneiro, secretária de Educação do Município de Patos. Ela disse que irá apurar o ocorrido.


Jozivan Antero – Polêmica Patos