Na noite desta quinta-feira, dia 27 de julho, por volta das 20h00, equipes da Secretaria de Serviços Públicos do Município de Patos, da Infraestrutura, da Agricultura, do Meio Ambiente, além do apoio do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), foram mobilizadas para conter fogo no antigo lixão.
Em poucos instantes, após o início do incêndio, a fumaça tóxica se espalhou por vários bairros da cidade de Patos causando transtornos e problemas de saúde. Os moradores dos bairros Santo Antônio, Monte Castelo, Maternidade, Liberdade, Morro, Santa Clara e do centro de Patos foram os mais afetados.
Mesmo diante da mobilização das equipes da Prefeitura Municipal de Patos e do 4º BBM com auxílio de máquinas e caminhões tanques, o fogo foi contido, mas a fumaça perdura na manhã desta sexta-feira, dia 28 de julho, em decorrência da persistência de fogo subterrâneo, o chamado “fogo de monturo”.
Mesmo após o fim do lixão, o material altamente inflamável continua no local e pode causar transtornos com incêndios espontâneos ou mesmo criminosos. O combate ao fogo continua durante todo o dia desta sexta-feira.
Jozivan Antero – Polêmica Patos