As crianças estão tendo sérios problemas de visão devido ao uso de telas! Alerta oftalmologista da cidade de Patos

O uso de telas de aparelhos eletrônicos em excesso, principalmente celulares, se tornou uma rotina que vem causando sérios problemas de ordem cognitiva, de relacionamento, de sono e também de […]



O uso de telas de aparelhos eletrônicos em excesso, principalmente celulares, se tornou uma rotina que vem causando sérios problemas de ordem cognitiva, de relacionamento, de sono e também de visão. Pesquisa revela que quase 50% das crianças na faixa etária de 12 anos têm celular e aquelas que não tem usam dos pais ou responsáveis para entretenimento. 

A médica oftalmologista Dr. Gabriela Félix foi procurada pela redação do Polêmica para falar sobre o assunto do uso de celulares por crianças. A Dra. Gabriela Félix é profissional do serviço público e atende também no setor privado. A oftalmologista fez esclarecimentos pertinentes e que merecem a atenção de toda a sociedade.

A Dra. Gabriela Félix relatou que o uso de celular faz parte do dia a dia, porém, o excesso do uso por crianças tem acarretado miopia e essa tende a aumentar de forma mais rápida, podendo trazer descolamento de retina e glaucoma. A síndrome do olho seco diante do uso excessivo de telas podem causar vermelhidão, coceiras nos olhos, sensação de ardência, dores de cabeça. 

“Temos que reduzir a quantidade de horas que as crianças passam nas telas…a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda: evitar exposição de crianças menores de 2 anos as telas, crianças com idade entre 2 e 5 anos devemos limitar o uso de telas ao máximo 1 hora por dia com supervisão, crianças com idade entre 6 e 10 anos, limitar o tempo de telas ao máximo 2 horas por dia e adolescente de 2 a 3 horas por dia…”, destacou a oftalmologista.

A oftalmologista indicou que os responsáveis por crianças incentivem elas a brincadeiras, principalmente ao ar livre. A Dra. Gabriela já havia falado publicamente sobre o assunto em outro momento, porém, o caso está cada vez mais preocupante com o passar dos anos e o uso dos celulares por crianças para fins de entretenimento.


Jozivan Antero – Polêmica Patos


OUÇA relato da Dra. Gabriela Félix: