Desde o início do período chuvoso de 2023, quando os mananciais que abastecem a região de Patos começaram a receber recarga, os cidadãos vêm reclamando da qualidade da água fornecida nas torneiras pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas).
Neste sábado, dia 06 de maio, o servidor público José Roberto da Silva, que reside na Rua Antônio Torres de Araújo, no Jardim Magnólia, nas proximidades do Conjunto Noé Trajano, em Patos, enviou um vídeo à redação do Polêmica para mostrar a qualidade da água que está chegando na torneira da sua casa.
Roberto disse que a água apresenta cheiro desagradável e coloração escura. Ele relatou ainda que o problema não é recente, mas de alguns anos, sendo que piorou nos últimos meses. O cidadão fez um vídeo para mostrar a cor da água e algumas partículas presentes que ficam visíveis no chão.
Neste domingo, dia 07 de maio, José Roberto disse que a água estava chegando na torneira com melhor aspecto e até cristalina. O cidadão comentou que espera que se normalize o fornecimento, pois é muito ruim ter água de qualidade duvidosa para os afazeres domésticos que são vários.
Na Rua Manoel Isaias da Silva, próximo da localidade conhecida por Lagoa, no Bairro Novo Horizonte, em Patos, a qualidade da água também se normalizou. Há algumas semanas, os moradores também estavam tendo o recebimento de água com coloração escura.
Em contato com Jônatas Raulino, gerente da CAGEPA/Espinharas, a reportagem foi informada que a tendência é se normalizar, pois estão sendo feitos procedimentos para melhorar a qualidade da água, mesmo em decorrência da turbidez que é natural no período de recarga dos mananciais, quando estes recebem plantas em decomposição ao serem arrastadas pelos leitos e o barro que também é arrastado com a força das águas das chuvas.
“A CAGEPA vem fazendo esforços para melhorar o abastecimento e a qualidade da água que chega nas torneiras. Enfrentamos problemas de falta de energia, troca de equipamentos e a mudança das águas nos mananciais, mas estamos em constante aperfeiçoamento para melhorar”, destacou Jonatas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos