Claudiano Brito, que é graduado em administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialista em direito administrativo e gestão pública pela UNIFIP e mestre em desenvolvimento regional pelo programa de pós-graduação em desenvolvimento regional, foi o convidado do Programa Polêmica na tarde desta sexta-feira, dia 03 de março, na Rádio Espinharas, em Patos.
O centro da discussão foi a Petrobrás e a modificação sofrida na sua política de empresa estratégica para o desenvolvimento nacional e a própria soberania do país após o golpe institucional que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Após o impeachment e a partir de Michel Temer (MDB), a Petrobras mudou sua política e teve continuidade com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com a mudança no foco da estatal, a Paridade de Preços de Importação (PPI), que consiste em vender a gasolina e o diesel com base no custo de importação do produto para o Brasil, foi adotada pelo Governo Federal. Com isso, o povo brasileiro viu os preços dispararem, mesmo a Petrobras tendo soberania em petróleo, porém com dificuldade diante dos poucos investimentos em refinarias.
Claudiano Brito revelou, com base em dados oficiais, que o lucro da Petrobras em 2022 foi de 188 Bilhões de Reais, mas a empresa teve que repassar aos grandes acionistas a quantia de 215 Bilhões de Reais, ou seja, enquanto o povo sofre as consequências dos preços da gasolina e do diesel cada vez mais caros, os acionistas celebram lucros fabulosos e um dos maiores repasses de dividendos do mundo, sendo a segunda no planeta.
O mestre em desenvolvimento regional também relatou, durante a entrevista, que a Petrobras fez investimentos de apenas de 50 Bilhões de Reais. A Petrobras, atualmente, compra gasolina e diesel no exterior, pois não consegue fazer seu refino para garantir soberania energética na área estratégica.
Claudiano disse que espera que o Governo Lula reveja a atual política da Petrobras, mas para isso seria necessária a mobilização do povo brasileiro, tomando consciência da importância da Petrobras para o país e não apenas para seus grandes acionistas.
“Hoje a Petrobras é a segunda maior empresa no mundo que mais paga dividendos…paga mais que a Apple, do que a Microsoft, do que a Exxon Mobil…”, lamentou Claudiano.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Veja entrevista:
Tags: #Brasil • #claudianobrito • #diesel • #economia • #gasolina • #petrobras • #ppi