No Brasil, de acordo com pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 35,9% dos jovens nem estudam e nem trabalham. A situação se agrava ainda mais quando se trata do ensino superior diante da falta de vagas, dificuldades econômicas das famílias de trabalhadores e a falta de políticas públicas que gerem mais oportunidades na educação.
A cada ano, milhões de jovens se submetem aos vestibulares e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para buscar vagas, principalmente nas universidades públicas. Esse é o caso do jovem Luan de Almeida Silva, de 25 anos, que reside no Bairro Monte Castelo, em Patos.
Luan, que fez 920 pontos na redação do ENEM 2022, é filho do profissional de segurança Luciano Silva e da dona de casa Evaneide de Souza. Os pais têm feito muitos esforços pela educação do filho que é muito estudioso e pensa em cursar medicina.
Luan terminou a etapa do ensino médio há 4 anos, mas sempre tem estudado buscando seus objetivos. Ele estudou no Colégio Cristo Rei e fez cursinho no Colégio Geo, atual Fera. A família tem dois filhos: Luan e Lucas e sempre incentivam os garotos aos estudos em busca de dias melhores.
Ao sair o resultado do ENEM 2022, a família comemorou o resultado e espera que Luan realize seu sonho de ingressar no curso que ele almeja.
Jozivan Antero – Polêmica Patos