O Centro de Comercialização Zizi Vieira, popularmente conhecido por Feira da Troca, localizado na Rua Pedro Firmino, centro de Patos, reúne dezenas de pequenos comerciantes que vendem seus produtos diariamente. Os comerciantes têm ocupado o espaço interno, mas outros acabam colocando seus produtos nas vias públicas no entorno do local.
Na manhã desta segunda-feira, dia 26 de dezembro, uma ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação do Município de Patos, com apoio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) e a Guarda Municipal, determinou que comerciantes que estavam ocupando as vias públicas no entorno da Feira da Troca retirassem os produtos.
A ação acabou revoltando alguns comerciantes que têm seus produtos expostos na calçada da Feira da Troca e também em lonas colocadas na via pública. Em vídeo, um trabalhador relatou que o fato é de perseguição aos pequenos comerciantes que estão comercializando seus produtos.
Em contato com Josemila Nóbrega, Mila, secretária de Desenvolvimento Econômico e Habitação do Município de Patos, a reportagem foi informada que os pequenos comerciantes estavam ocupando parte da via de tráfego e várias reclamações estavam ocorrendo diante do problema gerado. Parte do asfalto estava sendo preenchido com mercadorias e trazendo dificuldade para mobilidade urbana.
De acordo com Mila, os espaços internos estavam ficando com áreas vazias e as vias públicas ocupadas, trazendo problemas e denúncias de condutores de veículos que apontavam risco no local.
Após a ação, os pequenos comerciantes voltaram a ocupar as vias públicas assim que a fiscalização saiu do local.
Jozivan Antero – Polêmica Patos