“Querido Papai Noel. Esse ano não pedi pra mim e sim para meus coleguinhas, pois eles precisam de comida…”, relata criança do Bairro Santa Clara, em Patos

No mês de dezembro, quando se realizam as festas de final de ano, comemoram-se como cristãos o nascimento de Jesus e o personagem Papai Noel surge sendo símbolo de generosidade […]



No mês de dezembro, quando se realizam as festas de final de ano, comemoram-se como cristãos o nascimento de Jesus e o personagem Papai Noel surge sendo símbolo de generosidade e bondade distribuindo presentes, os cidadãos costumam estar mais fraternos e reflexivos sobre a vida em sociedade.

A pequena Lorena Félix, de 07 anos, que estuda na Escola Municipal Senador Humberto Lucena, no Conjunto José Mariz, Bairro do Morro, em Patos, escreveu uma cartinha para o Papai Noel. A garotinha atendeu ao pedido de outra criança que é seu primo após serem incentivadas a soltar a imaginação na escola em que ambos estudam.

Lorena chegou em casa e mostrou a cartinha para sua mãe. A cartinha na íntegra mostra a sensibilidade da criança diante da realidade ao seu redor. A garotinha escreveu:

“Querido Papai Noel esse ano não pedir para mim e sim para meus coleguinhas pois eles precisam de comida e eles também não tem uma televisão agradeço peço a Deus que abençoe. sempre o senhor

ass: lorena”

Foi assim com poucos pontos gramaticais, mas sobrando realidade que a pequena Lorena fez a carta ao “Bom Velhinho”.

No Brasil, de acordo com dados de pesquisas e do próprio IBGE, a fome, a miséria, o desemprego, a inflação e outras mazelas sociais voltaram a causar sofrimento ao povo. Quando pede comida para seus coleguinhas, a pequena Lorena, mesmo na sua inocência, expõe uma dura realidade que está a cada dia mais presente nos lares de milhões de famílias.

Na edição do Jornal A Verdade deste mês de dezembro de 2022, a matéria de capa traz um número alarmante: todos os anos, 27 milhões de toneladas de alimentos, 30% da produção alimentícia, é jogada fora no Brasil. De acordo com a FAO, órgão das Nações Unidas, o país ocupa o 10º lugar no ranking mundial em desperdício.


Jozivan Antero – Polêmica Patos