Comunidade exige retorno da Escola Municipal Especial Irmã Benigna para o seu local de origem no centro de Patos

Diversos segmentos da sociedade estão se mobilizando para que o Centro de Referência Educacional Especializado Irmã Benigna retorne ao seu endereço original na Rua Floriano Peixoto, em frente da Escola […]



Diversos segmentos da sociedade estão se mobilizando para que o Centro de Referência Educacional Especializado Irmã Benigna retorne ao seu endereço original na Rua Floriano Peixoto, em frente da Escola Estadual Rio Branco, no centro de Patos.

Atualmente, a Escola Irmã Benigna, como é mais conhecida, está funcionando em prédio privado pertencente à Loja Maçônica Augusto Simões, onde funcionou o Instituto Dr. João Tavares, na Rua Felizardo Leite, centro de Patos. Os professores e estudantes especiais alegam que o local é inapropriado, pois não estava adaptado às necessidades daqueles que estudam e tem limitações.

O professor Luiz Carlos, que é conselheiro do Conselho de Defesa com Pessoa com Deficiência do Município de Patos, é um dos que está encabeçando a luta para que a Escola Irmã Benigna retorne ao seu endereço original. O prédio foi construído na gestão do saudoso prefeito Rivaldo Medeiros e entregue na gestão da então prefeita Geralda Medeiros (em memória), mas agora está abandonado.

Luiz Carlos disse que o retorno da Escola Irmã Benigna ao endereço original foi promessa de campanha do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos). Mas, passados quase dois anos do gestor, a promessa ainda não foi concretizada e os relatos são de que o local sediará o Centro de Reabilitação, órgão da Secretaria de Saúde do Município de Patos.

O vereador sindicalista José Gonçalves (PT) fez solicitação, por meio de requerimento na Câmara Municipal de Patos, para que o prefeito atenda a reivindicação justa da comunidade da Escola Irmã Benigna e o prédio original volte a sediar a escola especial. O vereador relatou que vai abordar o assunto na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10 de novembro. O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) também está encampando a reivindicação da comunidade escolar.

A reportagem do Polêmica fez contato com Adriana Carneiro, que é secretária de Educação do Município de Patos. Adriana comunicou que “o prefeito Nabor já está providenciando um terreno para a construção de um prédio totalmente pensado e estruturado para atender todas as necessidades e deficiências da clientela do Centro Irmã Benigna”.


Jozivan Antero – Polêmica Patos