Cabos de fibra óptica de internet abandonados causam transtornos e acidentes na cidade de Patos

A internet se tornou indispensável na sociedade moderna e a cada dia as exigências por velocidade, estabilidade e comodidade passaram a ser mais comuns por parte dos usuários da rede […]



A internet se tornou indispensável na sociedade moderna e a cada dia as exigências por velocidade, estabilidade e comodidade passaram a ser mais comuns por parte dos usuários da rede mundial de computadores. As empresas que fornecem serviços de internet têm nos cabos de fibra óptica uma melhor forma de levar qualidade, porém, isso tem causado alguns problemas.

Na cidade de Patos, as reclamações de cabos de fibra óptica abandonados nas vias públicas se tornaram cenas comuns. Motociclistas, pedestres e motoristas vem se queixando das empresas que fazem as substituições dos cabos de fibra óptica danificados e que ao substituí-los acabam deixando-os nas ruas e calçadas.

Tem sido comum encontrar postes com emaranhado de pedaços de internet abandonados, outros nas calçadas e vias de tráfego causando acidentes. Nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, um ciclista quase vai ao chão após fios de internet se prenderem no jogo de marchas e causar transtornos.

Motociclistas também têm observado fios dependurados e que podem causar lesões no pescoço ou mesmo em outras partes do corpo. Nas calçadas os pedestres podem cair ao enganchar os pés nos fios e etc.

A reportagem do Polêmica tentou contato com a empresa Brisanet por meio do número 0800 287 3018, mas, após esperar alguns minutos na linha, não conseguimos êxito. A Brisanet é uma das empresas que tem grande parte de cabeamento na cidade de Patos e vem sendo apontada como a principal a abandonar cabos de fibra óptica pelas vias públicas.

Em contato com a Mio Telecom, a reportagem foi informada que a empresa trabalha com mão de obra própria e recolhe todo o material após a manutenção e serviços realizados. “Nossos colaboradores são orientados e treinados para não deixar resto de material onde fazem serviços. A nossa política de manutenção segue uma norma em todos os municípios em que atuamos”, destacou o gerente da Mio em Patos.

Os cidadãos também cobram uma posição por parte dos órgãos públicos, de fiscalização e meio ambiente da Prefeitura Municipal de Patos para provocarem um acordo para evitar os problemas relatados.


Jozivan Antero – Polêmica Patos