A situação das mulheres encarceradas no Brasil é um fator preocupante diante das condições das acomodações inadequadas, ausência de igualdade de direitos se comparados aos homens que cumprem pena, além de acabar ocasionado falta de dignidade humana em vários presídios femininos no país. Atualmente, o número de mulheres encarceradas é de 49.000, sendo a 4ª maior do mundo.
Na noite desta quinta-feira, dia 06, durante entrevista ao programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Patos, Samara Oliveira, falou que recebeu informações das condições enfrentadas pelas mulheres que pagam suas penas no Presídio Feminino de Patos.
O Presídio Feminino foi construído com padrão que ignora as condições climáticas da região de Patos, que está no semiárido nordestino, com temperaturas altas. As celas, de acordo com relatos, não têm circulação de ar, faltam de pontos de energia para ligar ventiladores e as condições tem causado insalubridade no ambiente. A presidente do Conselho da Mulher pode solicitar, de forma oficial, uma visita ao local para averiguar a situação e ouvir as mulheres encarceradas.
Samara Oliveira esteve no programa para falar das comemorações dos 25 anos de implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) na cidade de Patos. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher busca mais estrutura para a delegacia, possibilidade de mais uma delegada para garantir funcionamento melhor, disposição de equipe multidisciplinar e funcionamento da delegacia no centro de Patos, pois, atualmente, está funcionando no Bairro Maternidade.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #conselhodamulher • #delegaciadamulher • #mulheres • #presidiofeminino • #samaraoliveira