A situação dos animais de rua é desesperadora na cidade de Patos. A quantidade de cães abandonados, doentes, formando matilhas em vários bairros e buscando sobrevivência é notório e vem, ano a ano, dependendo de protetores de animais para não ficar ainda mais grave o problema.
Na tarde deste domingo, dia 2 de outubro, um cachorro foi resgatado enquanto agonizava na Rua Manoel Isaias da Silva, no Bairro Novo Horizonte, em Patos. O cachorro estava sem forças, com dificuldades para respirar e se contorcia, tendo, provavelmente, sido envenenado.
Uma moradora da localidade formou uma corrente de boas ações com os vizinhos para tentar salvar o cachorro. Um vizinho deu leite ao animal, outro colocou ovos crus de galinha para o animal reagir ao possível envenenamento e, por fim, a moradora buscou uma médica veterinária.
De acordo com relatos, o animal está vivo e reagindo ao tratamento. Na localidade, os moradores cuidam de outros animais de rua e isso vem desagradando alguns que não gostam da ação de amor aos cães de rua.
Apesar dos esforços de movimentos de proteção aos animais, ONGs da causa e o próprio poder público municipal que começou a um processo de castração para diminuir a população canina de rua, o resultado de tal medida só será sentido a longo prazo.
Jozivan Antero – Polêmica Patos