A saúde mental é uma das principais discussões entre profissionais da própria área e uma necessidade de cuidados mais específicos na sociedade, pois a linha tênue entre equilíbrio psíquico e transtorno mental é muito instável.
O professor Manoel Messias Gonçalves da Silva, de 48 anos, mais conhecido por Magia, bastante conhecido na cidade de Patos diante das suas proezas pelas ruas, foi filmado em uma situação precária e sendo amparado por pessoas para higiene.
Magia foi destaque por várias vezes por desafiar os limites do ser humano e por a própria saúde em risco. Ele fazia exercícios físicos e corridas entre o Bairro Jatobá e o Parque Religioso Cruz da Menina em horário inapropriado para prática esportiva. Geralmente ao meio-dia, sem hidratação, o popular era visto usando roupa escura e no centro de Patos após percorrer as distâncias.
Cidadãos alertavam para o transtorno mental de Magia e outros faziam piada da situação que chegou ao extremo após o popular adoecer e não ser mais visto nas ruas de Patos. Na tarde desta quinta-feira, dia 29 de setembro, um vídeo circulou nas redes sociais e abalou os internautas.
A reportagem do Polêmica fez contato com pessoas próximas ao popular Magia e teve informações mais fidedignas da situação. Magia vem a alguns anos enfrentando transtornos mentais e chegou a agredir a própria irmã que cuidava dele. O popular chegou a ser detido, mas foi liberado diante do problema. Após isso, a família iniciou um tratamento que não foi seguido pelo próprio Magia por resistência em tomar os remédios indicados.
Morando em uma casa no Bairro Jatobá, Magia teve que sair da casa de sua irmã por motivos das agressões que ele praticava no momento do surto psicótico. O popular não faz a higiene pessoal e o local estava bastante sujo e tendo lixo acumulado em alguns cômodos.
Em decorrência do agravamento da situação, a família busca uma internação compulsória. “Quem lida com pessoas com transtornos mentais sabe da tristeza e da barra que é isso”, relatou uma amiga da família.
Polêmica Patos