Substituição de árvores do Canal do Frango gera polêmica na cidade de Patos

A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início a um processo de substituição de árvores que estavam sobre as calçadas que margeiam toda a […]



A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início a um processo de substituição de árvores que estavam sobre as calçadas que margeiam toda a extensão do Canal do Frango. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e a de Obras do Município, as árvores estão recebendo podas drásticas e depois arrancadas.

A retirada das árvores, de acordo com informações, se deu em decorrência da destruição de parte das calçadas pelas raízes das plantas. Em vários pontos é possível presenciar que os tijolos foram elevados e houve desnível na calçada. 

Os frequentadores do local alegam que a Prefeitura de Patos poderia fazer a substituição das árvores de forma gradativa em alguns setores, pois a retirada da forma que está sendo feita está causando danos ao meio ambiente por elevar a temperatura. Outra questão é que qualquer árvore plantada vai causar danos na calçada ao longo de mais alguns anos, pois o espaço é insuficiente para a expansão necessária da planta. 

Outras pessoas estão elogiando a gestão por fazer a retirada do Nin que não é uma árvore nativa. A sugestão é que se plantem árvores do semiárido para contribuir com a sombra e a preservação de espécies da região que estão sendo extintas.

Na última sexta-feira, dia 02 de setembro, o prefeito Nabor Wanderley assinou ordem de serviço para conclusão do Canal do Noé Trajano e Novo Horizonte. A gestão também deu início a uma força-tarefa para garantir a limpeza e manutenção às margens do canal. Malha asfáltica também será recuperada com operações do tipo tapa buraco.


Polêmica Patos