Vários pés de manga mudam paisagem após moradores incentivarem plantio em frente das residências no Bairro Novo Horizonte, em Patos

Ter frutas frescas e livres de agrotóxicos ao alcance das mãos e na porta de casa é realidade em várias cidades do Brasil, mas em Patos ainda é fato raro […]



Ter frutas frescas e livres de agrotóxicos ao alcance das mãos e na porta de casa é realidade em várias cidades do Brasil, mas em Patos ainda é fato raro de se presenciar diante da falta de incentivo do poder público, das entidades não governamentais, por preconceito ou falta de informação da população.

Na Rua José Araújo Sobrinho e Rua Manoel Isaias da Silva, ambas no Bairro Novo Horizonte, em Patos, os moradores estão quebrando preconceitos e vários pés de manga já mudam a paisagem em trecho das citadas ruas. 

Em frente da residência do casal Jakiano Almeida e Alaís Cavalcante uma mangueira foi plantada. Em outras quatro casas da mesma localidade também podemos ver pés de manga e algumas floridas e com frutos brotando. “Um amigo foi incentivando o outro e já temos várias mangueiras aqui na Rua José Araújo”, relatou Jakiano.

Na Rua Manoel Isaias da Silva também podemos ver mangueiras. A professora Gerlúzia Vieira relatou que a árvore que está em frente da sua residência foi por iniciativa do seu esposo e na época contou com o apoio do secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Wandecy Medeiros. Atualmente a árvore dá bonitos frutos e já começou a safra de manga. O pai da professora, o aposentado Luis Morais, também plantou uma mangueira na porta da sua casa.

Aos poucos, o Bairro Novo Horizonte, que tem predominância de árvores do tipo nim indiano, vai dando lugar a árvores frutíferas e quebrando a monocultura que é tão prejudicial à natureza. Os moradores esperam que a ideia se espalhe por toda a cidade de Patos e mais árvores frutíferas sejam plantadas.


Polêmica Patos