A Secretaria de Saúde do Município de Patos, por meio do secretário Leônidas Dias, decidiu implementar mudanças nos plantões dos odontólogos do Pronto Atendimento Maria Marques, no Bairro Jatobá, em Patos. As mudanças estão causando revolta aos profissionais que alegam perdas nos contracheques e também dificuldade para cumprir a proposta sugerida pela gestão.
De acordo com Leônidas Dias, o plantão que estava ocorrendo das 19h00 às 07h00, ou seja, plantão de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga no PA Maria Marques, agora será das 18h00 até meia noite e as equipes passam a atender neste horário no PA Maria Marques e também na UBS Carleuza Candeia. Apenas nos finais de semana, haverá atendimento 24h00 no PA Maria Marques.
O secretário disse que fez um levantamento nos prontuários de atendimento e percebeu que não existia usuários atendidos depois da meia-noite no PA Maria Marques. Leônidas relatou que é um desperdício do dinheiro público que paga os profissionais e não se tem demanda.
Os profissionais de odontologia que estão no PA Maria Marques, sendo dois odontólogos e dois auxiliares de saúde bucal, serão divididos para atender também na UBS Carleusa Candeia. A Secretaria de Saúde do Município de Patos quer três locais de atendimento noturno durante a semana e dois nos finais de semana.
Os odontólogos alegam que a gestão está desrespeitando o regime do plantão estatutário que determina 12 horas ou 24 horas e colocando o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Os profissionais relatam que existe demanda para atendimento após meia noite. Já a Secretaria de Saúde do Município de Patos afirma que está buscando uma forma de distribuir as equipes para melhor oferecer atendimento à população.
Polêmica Patos