Dengue e chikungunya tem provocado mortes e já preocupa mais que a Covid 19

Enquanto muitos estão assustados com o crescimento dos casos de Covid 19, mesmo os acometidos pela doença apresentando sintomas leves na maioria dos registros, grande parte da população não está […]



Enquanto muitos estão assustados com o crescimento dos casos de Covid 19, mesmo os acometidos pela doença apresentando sintomas leves na maioria dos registros, grande parte da população não está em alerta sobre as mortes provocadas pelo mosquito aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus, chikungunya e pode ser o causador de outras doenças.

Durante entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, a secretária de Saúde do Estado da Paraíba, Renata Nóbrega, revelou que 9 pessoas já morreram em decorrência do agravamento na saúde causada pela dengue e chikungunya. 

“A população fica recomendando fazer o uso de corticóides que não é recomendado para chikungunya na primeira semana. O nosso alerta é não fazer uso de medicação sem orientação médica. A sinalização é que vá a uma unidade de saúde da família ou a uma unidade hospitalar”, destacou Renata.

O aumento dos casos de doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti tem crescido em todo o Estado da Paraíba. Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, o Estado tem realizado ações coletivas e buscado conscientização da população para que façam sua parte para combater os focos do mosquito.

Em Patos, a Secretaria de Saúde do Município tem realizado ações pontuais com os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também já está em ação o carro fumacê. De acordo com José Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental, o carro fumacê atua em apenas 30% do combate ao mosquito e o seu uso traz consequências nocivas para o meio ambiente, pois mata outros insetos que contribuem com o equilíbrio na natureza.

Medeiros está pedindo para que a população faça a sua parte e fique em alerta com relação aos recipientes com água parada que disseminam larvas do mosquito, veja terrenos vizinhos e façam contato com os vizinhos para averiguar possíveis focos do mosquito.


Polêmica Patos