Presidente da Associação dos Sapateiros fala da expectativa de inauguração do Centro de Comercialização Calçadista de Patos

O Município de Patos já foi um dos mais importantes do Estado da Paraíba na confecção de calçados. Pequenas fábricas artesanais, as chamadas gangorras, empregavam dezenas de pessoas e se […]



O Município de Patos já foi um dos mais importantes do Estado da Paraíba na confecção de calçados. Pequenas fábricas artesanais, as chamadas gangorras, empregavam dezenas de pessoas e se multiplicavam por vielas, travessas e ruas. Grandes empresas se consolidaram ao longo dos anos, mas nem todas sobreviveram diante da indústria moderna, das novas tecnologias e do poderio econômico do Sul e Sudeste do Brasil.

Apesar das dificuldades, a cidade de Patos ainda tem força no comércio calçadista. A falta de investimentos públicos e privados dificultou ainda mais a fabricação de calçados e, atualmente, a cidade vive uma queda no número de fábricas e gangorras.

Para contribuir com o desenvolvimento do comércio, o Governo do Estado da Paraíba está concluindo o Centro de Comercialização Calçadista de Patos. O prédio está localizado na Rua João da Mata, vizinho da EMPAER, no centro de Patos.

O presidente da Associação dos Sapateiros de Patos (ASPA), Veridiano da Silva, o popular Viana, relatou que o Governo do Estado deverá receber o prédio concluído no mês de agosto de 2022. O local tem capacidade para receber 60 fabricantes no espaço e dará mais condições de exposição dos produtos e para comercialização.

De acordo com Viana, o local será destinado apenas para o micro e pequeno empreendedor calçadista de Patos e foi idealizado e iniciado pelo ex-Governador Ricardo Coutinho e teve continuidade no Governo de João Azevedo (PSB). São mais de 180 pequenas fábricas de calçados e se espera que se amplie o local para mais expositores e expansão do comércio que vende para vários estados do Nordeste e outras regiões do país.

O Centro de Comercialização Calçadista de Patos pode ser inaugurado no mês de setembro de 2022. O Governador João Azevedo, secretários e assessores devem estar presentes para a solenidade.  


Jozivan Antero – Polêmica Patos


OUÇA entrevista com Viana: