A consciência ambiental na sociedade é uma necessidade de sobrevivência da própria humanidade. O uso dos recursos naturais de forma racional é um dos desafios e a água está no centro da atenção em escala planetária.
A professora doutora Eliane Araújo e o seu esposo Edme Pereira são apaixonados pelo meio ambiente. O casal desenvolve projetos nos espaços de trabalho e na própria residência da família, visando conscientizar, educar e fazer a sua parte para um mundo melhor.
Dentro dessa lógica ambiental, Eliane e Edme criaram um projeto de captação de água dos aparelhos de ar-condicionado na Escola Municipal Allyrio Meira Wanderley, localizada no Bairro Salgadinho, em Patos. O projeto foi abraçado pela comunidade escolar e pode servir de incentivo para que outras escolas desenvolvam a ação simples, porém, de muito significado.
Os aparelhos de ar-condicionado foram interligados por canos de PVC que aproveitam a água gerada por meio do processo de condensação quando os aparelhos estão ligados. A água canalizada segue para uma caixa d’água e chega a armazenar mais de 1.300 litros por mês.
O projeto dos professores recebeu apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através da pró-reitoria de extensão. A água captada está sendo utilizada para regar plantas existentes no interior da escola e o próximo passo será a construção de um sistema de horta por hidroponia. Os espaços estão sendo preparados para mais plantas e a horta por hidroponia.
Uma iniciativa simples, de baixo custo, que eleva a consciência dos estudantes, bem como de toda a comunidade escolar, mas que gera impacto positivo na preservação do meio ambiente, gerando espaços mais harmônicos entre o ser humano e a natureza.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
]
Tags: #arcondicionado • #captacaodeagua • #escolaaliriomeira • #escolamunicipal • #meioambiente