Como era de se esperar, após o fim das restrições do distanciamento social e com o fim da obrigatoriedade para o uso de máscaras, os casos de contaminação pela Covid 19 aumentaram bastante nos últimos meses em todo o Brasil. Em alguns estados, as internações também começaram a preocupar a sociedade que enfrentou a maior pandemia dos últimos 100 anos.
Na cidade de Patos, o número de vacinados é um dos melhores do Estado da Paraíba, porém, existe a preocupação dos órgãos de saúde, como por exemplo, a 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), que tem alertado sobre a baixa procura das doses de reforço dos imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Liliane Sena, gerente da 6ª GRS, se mostrou preocupada com a quantidade de cidadãos que não tomaram o reforço e podem enfrentar problemas de saúde caso sejam acometidos pelo vírus.
Desde o início da vacinação contra a Covid 19, os cientistas, pesquisadores e médicos especialistas têm afirmado que as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão do Ministério da Saúde, não evitam a doença, mas sim os casos graves que levam as internações. A falta de informação tem levado várias pessoas a acharem que os casos de contaminação da Covid 19 são diante da ineficácia das vacinas, porém, é exatamente o contrário: a diminuição das internações mostram a eficácia das vacinas.
O diretor clínico do Hospital Regional de Patos, Dr. Pedro Augusto, um dos mais respeitados médicos da cidade de Patos, havia alertado que os internados no final de 2021, eram justamente de pacientes que haviam se recusado a tomar a vacina contra a Covid 19. “Temos entre 70 e 75% de pacientes que não tomaram a vacina ou estão com dose incompleta”, relatou Dr. Pedro em janeiro de 2021, quando as enfermarias destinadas a Covid 19 estavam com número preocupante de internados.
Neste mês de junho de 2022, época em que se iniciam as festas juninas, a preocupação do aumento de casos é real. Porém, o aumento dos registros de caso da Covid 19 não estão se refletindo em internações nos órgãos de saúde do Município de Patos. Tal novidade se confirma a eficácia das vacinas e serve de alerta para que aqueles que estão com o ciclo vacinal incompleto procurem os locais disponíveis, pois a vacina é o melhor caminho para evitar mortes.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #aumentodecasoscovid • #covid19 • #diminuicaodasinternacoes • #hospitalregionaldepatos • #Vacinas