O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é acionado pelo número telefônico de emergência 192, está sem funcionar desde a tarde da segunda-feira, dia 30 de maio, quando problemas técnicos deixaram o sistema sem funcionar na cidade de Patos.
De acordo com Elba Medeiros, diretora do SAMU/Patos, o dano ao equipamento pode ter sido gerado diante das chuvas e por problemas de instabilidade na energia elétrica que acabou queimando placas do sistema usado para receber as ligações.
Um técnico da operadora Oi já esteve verificando e detectou a queima de uma placa do sistema. O pedido de reposição foi solicitado e se espera aquisição nos próximos dias, pois o caso requer agilidade em decorrência da importância social do SAMU 192.
Diante do problema, os cidadãos estão sem conseguir acionar o serviço através de ligações telefônicas e alguns estão sem saber como proceder para ter socorro de urgência e emergência em saúde. Algumas pessoas começam a ir ao SAMU e o fato está preocupando os servidores e a própria sociedade.
A Secretaria de Saúde do Município de Patos está usando, temporariamente, o número (83) 9 8863 8012.
Por volta das 17h20 desta terça-feira, o sistema do número 192 foi restabelecido.
Jozivan Antero – Polêmica Patos