Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 28, na Assembleia Legislativa da Paraíba, a sessão especial com o objetivo de difundir e conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A propositura foi do Deputado Estadual Irmão Cézar e foi transmitida pela TV Câmara, canal no Youtube e pelo site da assembleia legislativa.
Dos 36 deputados que compõem a Casa de Epitácio Pessoa, apenas dois compareceram na sessão especial, sendo o propositor e o deputado Trócolli Júnior. Outra questão criticada foi a ausência de autistas como expositores na solenidade. De acordo com a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região (ASPPA), não houve convite para adultos autistas para eles exporem na atividade.
Para Jossely Oliveira, da ASPAA, a audiência foi válida, porém pecou pela ausência de convite para que os próprios autistas pudessem falar sobre o tema tão relevante. Jossely assistiu toda a sessão pelo Youtube, comentou e lamentou a ausência dos deputados. Ele disse que houveram falas importantes, mas a presença de pessoas autistas poderiam ter contribuído de forma mais protagonista.
“…não tinha um autista sequer falando! O deputado disse que convidou um autista, mas ontem a mãe ligou e falou que ele não poderia ir…uma audiência sobre autista sem a presença de autista…precisamos evoluir e fica a reflexão sobre o protagonismo autista…temos uma lacuna sobre o atendimento de adultos autistas na Paraíba…”, relatou Jossely.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #aspaa • #assembleialegislativadaparaiba • #autismo • #deputadoestadual • #sessaoespecial