Os trabalhadores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), retomaram na manhã deste domingo, dia 24, aos serviços de recuperação de canos da Adutora Coremas-Sabugi que estourou deixando várias cidades sem o fornecimento regular de água potável.
Os serviços entraram pela noite deste sábado, dia 23, mas foram interrompidos diante das chuvas na localidade. Houve estouramento em São Bentinho e depois nas imediações de Condado, às margens da BR 230. Máquinas e homens têm enfrentado desafios para normalizar o sistema da Adutora Coremas-Sabugi que tem canos de fibra de vidro e com resistência inferior à pressão da água.
De acordo com a CAGEPA/Espinharas, o fornecimento de água deve começar a ser normalizado ainda neste domingo. Durante toda a semana aconteceram problemas pontuais que afetaram significativamente o abastecimento na cidade de Patos e região. Os bairros localizados nas partes mais altas da cidade foram os mais afetados.
No Bairro Maternidade, precisamente na Rua Evangelina Rodrigues, próximo da Maternidade Dr. Peregrino Filho, os moradores reclamam que faz cerca de 8 dias que estão sem água nas torneiras. O fato se dá diante do consumo em outras localidades mais baixas e que acaba por dificultar em outras mais altas e sem reservatório da CAGEPA para facilitar o fornecimento.
O diretor da CAGEPA/Espinharas, Jonatan Raulino, disse que o serviço será concluído neste domingo e a normalização vai acontecer gradativamente. Em relação a reclamação do trecho da Rua Evangelina Rodrigues, o diretor comentou que vai averiguar se é um problema pontual da localidade, pois não faz 8 dias do problema da falta de água na cidade.
Jozivan Antero – Polêmica Patos