Bancos fecham e parte do comércio abre em feriado de Tiradentes na cidade de Patos

Nesta quinta-feira, dia 21 de abril, bancos, repartições públicas e órgãos não essenciais fecharão suas portas diante do feriado de Tiradentes. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e […]



Nesta quinta-feira, dia 21 de abril, bancos, repartições públicas e órgãos não essenciais fecharão suas portas diante do feriado de Tiradentes. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Patos e Região (SINTRACS-PR), Everaldo Lima, disse que algumas lojas e serviços podem ser abertos, desde que cumpram o que está definido no Acordo Coletivo 2021/2022.

Os empresários e comerciantes que desejarem abrir no feriado deverão pagar R$ 56,00 para os trabalhadores e uma folga remunerada nos próximos 30 dias. A grande maioria prefere fechar suas portas, no entanto, vários supermercados e até algumas lojas e serviços abrem mediante o Acordo Coletivo.

O feriado é um reconhecimento pela luta do revolucionário Joaquim José da Silva Xavier, o popular Tiradentes. Ele foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792, após ser acusado de estar entre os organizadores da luta em prol da independência do Brasil, na época colônia de Portugal. 

Executado como criminoso, o Tiradentes foi reconhecido oficialmente como herói nacional em 1965. Desde a data, o revolucionário é homenageado com feriado em todo o Brasil.


Jozivan Antero – Polêmica Patos