O Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, se tornou a principal porta de entrada para o atendimento em saúde na urgência e emergência de crianças e adolescentes no sertão da Paraíba. A carência do atendimento no setor da atenção básica está provocando uma procura bem acima da média no Hospital Infantil e causando superlotação.
Na manhã desta terça-feira, por volta das 10h00, a reportagem do Polêmica Patos abordou rapidamente os pais que estavam com seus filhos aguardando atendimento na recepção, na entrada e por outros locais do órgão. A maioria das crianças são acometidas pela virose que causa tosse, dores na garganta e febre.
Crianças com diarréia, dores de cabeça, vômitos e diversos outros problemas de saúde lotam o hospital que tem uma média de atendimento de 50 pacientes infantis apenas no setor ambulatorial, pois os casos de urgência também tem crescido bastante. Os casos de dengue também tem levado crianças para o atendimento.
Diante da demanda, a sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde, o estresse dos pais, das crianças, o aumento de insumos e de medicação, além de outros fatores, estão exigindo da direção, da coordenação e dos demais funcionários uma atenção redobrada.
“São crianças não só de Patos, mas de toda a região e até de locais mais distantes que buscam o Hospital Infantil Noaldo Leite. Nós estamos buscando estratégias e redobrando nossa atenção para que o atendimento seja realizado. Reconhecemos limitações, mas estamos fazendo esforços que são percebidos por todos aqueles que acompanham o nosso trabalho aqui”, relatou Isabella Cristina.
O secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, disse que existem 5 pediatras a disposição da secretaria, sendo dois médicos pediatras no Centro de Especialidades Frei Damião e três na atenção básica, porém, o secretário disse que existe uma questão cultural que faz as famílias buscarem o Hospital Infantil Noaldo Leite. Leônidas relatou que vai se reunir com a diretora do hospital e traçar estratégias para facilitar o atendimento pelo Município de Patos.
Jozivan Antero – Polêmica Patos