A secretária de Desenvolvimento Social do Município de Patos, Helena Wanderley, foi entrevistada no final da tarde desta quarta-feira, dia 13, no programa Polêmica, pela Rádio Espinharas. Helena falou dos programas em execução, das atividades da secretaria e sobre os desafios da assistência social, um dos setores que mais sofreu corte por parte do Governo Federal.
Helena Wanderley reconheceu o crescimento da vulnerabilidade social das famílias e relatou os esforços da assistente social para amenizar situações mais extremas. A secretária trouxe mais informações sobre o Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), que é financiado através da contribuição de 1% dos vencimentos de cargos comissionados, contratados da gestão e dos serviços pagos por empresas prestadoras de serviço.
A secretária esclareceu que a cidade de Patos poderá receber mais duas creches para suprir carência de comunidades, tais como Belo Horizonte, Novo Horizonte, Vila Mariana e Comunidade do Frango. O Bairro Sete Casas, Vila Cavalcanti e adjacências também podem ser contemplados.
Desde a eleição do presidente Bolsonaro (PL), a assistência social tem sofrido cortes orçamentários bastante significativos. O Governo Federal acabou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fomentava a agricultura familiar local. Fez cortes também em outros programas que afetaram diretamente os mais vulneráveis.
Mesmo diante das dificuldades, Helena afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Patos vem implementando serviços e ajudando, na medida do possível, as famílias que mais precisam. O Centro Dia do Idoso, que funciona no Bairro Placas, deverá ser reaberto no mês de maio e atenderá vários idosos com atividades diversas.
Helena destacou o trabalho das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que vem acompanhando os serviços necessários para auxiliar as famílias.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Veja trecho da entrevista:
https://www.facebook.com/radioespinharas/videos/1116669235849140