Na manhã do dia 25 de janeiro de 2022, por volta das 07h00, o senhor E.J.L, de 69 anos, foi até a agência bancária da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, no centro de Patos. O idoso precisou realizar um saque no caixa eletrônico e fez como de costume, mas não esperava cair em um golpe dentro da agência.
O senhor E.J.L se dirigiu até o caixa eletrônico, fez os procedimentos e no momento de sacar o dinheiro, um homem se aproximou e rapidamente pegou o cartão do idoso. O golpista pegou o cartão e se dirigiu para outro caixa dizendo ao idoso que aquela máquina estava com um problema. O criminoso recebeu apoio de um comparsa que participou do esquema.
Enquanto o idoso dava atenção ao golpista que pegou o seu cartão, o comparsa foi até o caixa eletrônico em que o idoso estava anteriormente e pegou os R$ 2.000,00. Tudo de forma rápida e sincronizada de forma que a vítima quase nem percebeu que foi roubada e que caiu em um golpe.
Após o fato, o idoso conseguiu resgatar o cartão das mãos do golpista, porém, o comparsa já havia pegado o dinheiro. Minutos depois, o idoso percebeu a ausência dos R$ 2.000,00 em sua conta ao tirar um extrato bancário. Desde o ocorrido, a família tenta resolver a situação que está causando revolta e constrangimento.
Nesta terça-feira, dia 15, acompanhado com sua filha, o idoso voltou até a Caixa Econômica Federal e falou com o gerente que, ao resgatar imagens do circuito interno de câmeras de segurança, viu a movimentação criminosa. A família registrou o caso em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.
A filha do idoso está revoltada e denunciou que a Caixa Econômica Federal não tem dado segurança de que o dinheiro será ressarcido ou como resolverá o crime que aconteceu dentro das dependências do próprio banco. A Caixa Econômica Federal, através da agência Patos, encaminhou a demanda para a superintendência e tem o prazo de 5 dias para se posicionar.
“Meu pai já foi cinco vezes ao banco para resolver isso. Em princípio eles disseram que não tinham o que fazer e que meu pai tinha sido vítima de um golpe. Ontem (terça-feira) fui com meu pai. A gente insistiu que queria alguma posição do banco por escrito e que iríamos buscar resolver judicialmente. Levei o BO da delegacia. Ainda bem que meu pai não foi agredido, mas é uma situação revoltante. Soubemos que mais três pessoas foram vítimas deste caso dentro da caixa! Aí eles disseram que iam pedir uma constatação pelo jurídico do banco e que aguardasse 5 dias úteis”, relatou a filha do idoso.
A reportagem fez contato com o gerente local da Caixa Econômica Federal. A informação é de que o setor de marketing da instituição faria contato posteriormente para tratar do assunto.
Jozivan Antero – Polêmica Patos