Auto Posto Patoense mantém preço do combustível e outros estabelecimentos são autuados pelo PROCON após reajuste antecipado na cidade de Patos

Bastou a Petrobras anunciar o reajuste do preço da gasolina em 18,7% e do diesel em 24,9% para acontecer uma corrida dos motoristas aos postos de combustíveis da cidade de […]



Bastou a Petrobras anunciar o reajuste do preço da gasolina em 18,7% e do diesel em 24,9% para acontecer uma corrida dos motoristas aos postos de combustíveis da cidade de Patos. 

O reajuste foi determinado a partir da quinta-feira, dia 10, porém, alguns postos de combustíveis fizeram o aumento de preço mesmo com estoque em seus tanques e sem adquirir o produto nas distribuidoras já com os aumento determinado pelo Governo Federal.

Em matéria produzida pela TV Sol, o jornalista Geverton Martins percorreu alguns postos de combustíveis e flagrou estabelecimentos que reajustaram de forma abusiva o valor. No Bairro Jatobá, um posto chegou a vender gasolina por R$ 7,20. Diante das denúncias, o  PROCON/Patos fez ações e autuou postos pela cidade de Patos.

Ítalo Torres, diretor do PROCON/Patos, disse que dos 4 postos visitados, 3 estavam irregulares. “…eles compraram a gasolina com um preço e reajustaram antes de receber  um novo combustível, ou seja, aumentaram o preço de um produto que estava em estoque! Isso é uma prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor…”, relatou Ítalo.

Ao todo são 26 postos que serão fiscalizados. Em caso de confirmação do abuso, eles serão multados e podem ser interditados. O Auto Posto Patoense, localizado no Bairro Santo Antônio, não fez reajuste dos valores e só fará com a compra do produto com o novo preço.

Em 2021, a Petrobras teve lucro de mais de 100 bilhões de reais com a política de preços em vigor desde o governo do presidente Michel Temer e que teve continuidade com Jair Bolsonaro. O preço do petróleo no Brasil está atrelado ao dólar e não mais como anteriormente na qual existia um controle maior para o mercado consumidor interno.



Jozivan Antero – Polêmica Patos