Definido o calendário de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher na cidade de Patos

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, é uma das datas mais significativas para reafirmar conquistas do gênero e continuar a luta […]



O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, é uma das datas mais significativas para reafirmar conquistas do gênero e continuar a luta pela ampliação dos direitos das mulheres e fazer reflexões da importância de continuar se organizando contra a sociedade patriarcal, machista e capitalista.

Na manhã desta quinta-feira, dia 03, a assistente social Fernanda Oliveira, que faz parte do Movimento de Mulheres Olga Benário, concedeu entrevista ao jornalista Misael Nóbrega, do Jornal Notícias da Manhã, na Rádio Espinharas FM. Ela falou que o calendário de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi definido na cidade de Patos.

Fernanda relatou que a programação foi elaborada em comum acordo definida em reunião para tratar das mobilizações em torno da data e do próprio mês de março, que tem várias ações e atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher.

As atividades terão início na ocupação de sem teto na comunidade Serrote Liso, às margens da Alça Sudeste, no sábado, dia 5 de março, onde haverá reunião e chá da tarde às 16h00; no dia 6, domingo, às 08h00,na ocupação sem teto no Conjunto dos Sapateiros, acontecerá reunião e café da manhã; na segunda-feira, dia 07, às mulheres irão ocupar espaços das rádios e meios de comunicação para expor lutas e a organização; na terça-feira, dia 08, às 08h00, haverá caminhada da Praça Edivaldo Mota até a Praça Getúlio Vargas, no centro; também na terça-feira, às 18h00, será feito o uso da tribuna livre na Câmara Municipal de Patos. Às 19h00, através de evento online, haverá o lançamento da Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência na Paraíba, promovido pelo Movimento de Mulheres Olga Benário.

A programação segue no dia 09 de março, às 19h00, com sessão solene na Câmara Municipal de Patos por propositura do vereador sindicalista José Gonçalves (PT). A sessão irá discutir questões das próprias mulheres e as reivindicações pontuais para o avanço das lutas sociais. No dia 10 de março, às 19h00, acontecerá live promovido pelo coletivo Apoena. No dia 18 de março, haverá o Sarau Anayde Beiriz.

“A nossa luta vai além do oito de março! Nós temos travado muitas lutas durante o ano todo, onde nós reivindicamos melhorias na vida das mulheres, moradia digna, melhores condições de trabalho, contra a violência doméstica e o feminicídio, luta contra a carestia, luta por saúde de qualidade para as mulheres! Faço o convite para que mais mulheres patoenses juntem-se a nós e passem a fazer parte de um movimento organizado e de luta”, relatou Fernanda.



Jozivan Antero – Polêmica Patos