Famílias abandonam casas por risco de desabamento de imóveis após estouramento de galeria, em Patos – Veja vídeo!

Moradores da Rua Olivan Queiroz, precisamente em trecho próximo ao antigo Bar de Miltão, no Bairro Belo Horizonte, em Patos, estão enfrentando uma situação extremamente desagradável e que está pondo […]



Moradores da Rua Olivan Queiroz, precisamente em trecho próximo ao antigo Bar de Miltão, no Bairro Belo Horizonte, em Patos, estão enfrentando uma situação extremamente desagradável e que está pondo em risco a estrutura de várias residências da localidade.

O fato está se dando em decorrência de um problema antigo de uma galeria de águas pluviais com esgoto que passa embaixo das casas e cedeu de forma perigosa. No período chuvoso, a situação ficou ainda pior ao ponto de as residências terem de ser abandonadas por risco de desabamento.

Aline Carla, que trabalha no comércio, é uma das mais prejudicadas. No trecho da galeria que passa por baixo de sua casa, a estrutura cedeu e levou parte da pia da cozinha, piso, demoliu parede e corre risco de desabamento. A fedentina e o acúmulo de dejetos impossibilitam a permanência na pequena casa.

A comerciária teve que sair da sua própria casa e agora mora de aluguel na mesma rua. Aline relatou que tem angústia pelo descaso e que o fato é de conhecimento da Secretaria de Infraestrutura do Município de Patos e dos demais órgãos responsáveis pela manutenção e até a Defesa Civil. “Eu recebi R$ 200,00 de auxílio da prefeitura depois de quase um ano. Eu quero que resolvam isso para voltar para minha casa…”, desabafou Aline.

A dona de casa Cilene de Lima, que também tem residência na localidade, comentou que teve que sair do imóvel, pois a situação ficou insuportável e quase se tornou uma tragédia durante as últimas chuvas caídas em Patos. Cilene relatou que a casa está fechada e que se aguarda uma solução por parte da Prefeitura Municipal de Patos.

Em meio ao descaso, outras famílias, inclusive com crianças, estão na localidade e vivem problemas permanentes e que pioram sempre que chove, pois a água suja transborda e invade as casas.

A reportagem do Polêmica levou o caso para o setor responsável da Secretaria de Infraestrutura do Município de Patos. A informação é de que já se tem conhecimento do problema, mas o caso é muito complexo e exige um aprofundamento para buscar solução.


Jozivan Antero – Polêmica Patos