Vacinação de crianças é retomada após chegada de vacinas infantis na cidade de Patos

A Secretaria de Saúde do Município de Patos retomou a vacinação de crianças após a chegada de doses da Pfizer pediátrica e da Butantan Coronavac. As vacinas chegaram nesta segunda-feira, […]



A Secretaria de Saúde do Município de Patos retomou a vacinação de crianças após a chegada de doses da Pfizer pediátrica e da Butantan Coronavac. As vacinas chegaram nesta segunda-feira, dia 21, e logo a 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS) fez os repasses para os municípios atendidos pelo órgão na região de Patos.

De acordo com Liliane Sena, gerente da 6ª GRS, essa foi a 78ª pauta de distribuição das vacinas contra a Covid 19 e a cidade de Patos está entre as que mais avançaram na vacinação na Paraíba. Mais de 99% da população com idade acima dos 12 anos já tomaram alguma dose da vacina e a Secretaria de Saúde está fazendo o chamamento para que as pessoas completem seu ciclo vacinal, pois só assim terão mais proteção contra os casos graves da doença.

A quantidade de vacinas recebidas para a população de 12 anos ou mais foi a seguinte:  1.062 doses de Pfizer (390 para Patos); 210 Butantan Coronavac (20 Patos); 5.770 Astrazeneca (2.500 Patos) e 1.300 Janssen (1.000 Patos).

A recomendação é do uso das vacinas Astrazeneca e Janssen para dose de reforço da população acima de 18 anos, Pfizer para fechamento do esquema vacinal (dose 2) da Pfizer e uso da Butantan para iniciar esquema vacinal da população acima de 18 anos.

No caso das vacinas pediátricas o quantitativo foi o seguinte dentro da 6ª pauta: 1.540 doses da Pfizer pediátrica (670 Patos) e 5.986 doses da Butantan Coronavac (2.675 Patos).

De acordo com Leônidas Dias, secretário de Saúde do Município de Patos, a vacinação em crianças tem avançado bastante no município apesar da campanha de desinformação que foi disseminada por grupos negacionistas e antivacinas. Leônidas relatou que mais de 54% das crianças entre 5 e 11 anos já tomaram a primeira dose e os primeiros vacinados se preparam para a segunda dose.


Jozivan Antero – Polêmica Patos