O Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, vem sendo planejado por centenas de entidades, movimentos sociais, sindicais e políticos que buscam ações para que a data mundial cumpra o seu papel de despertar e supere os vários desafios que são impostos para o gênero diante da sociedade de patriarcado, machista e capitalista.
Na noite desta segunda-feira, dia 14, lutadores e lutadoras sociais se reuniram para definir ações e atividades do Dia Internacional da Mulher que deve ser lembrado também na cidade de Patos. Tema deste ano de 2022 será: Pela Vida das Mulheres!
Após uma rodada de ideias, ficou definido um calendário de mobilização que terá início no sábado, dia 5 de março, com um chá da tarde na ocupação dos sem teto da Comunidade Serrote Liso, às margens da Alça Sudeste, no Bairro Salgadinho. No dia 7, será realizada uma reunião e um café da manhã na ocupação dos sem teto no Conjunto dos Sapateiros, Bairro Monte Castelo.
No dia 8 de Março, data histórica e de luta internacional das mulheres, acontecerá uma caminhada que terá concentração na Praça Edvaldo Mota e depois sairá em passeata até a Praça Getúlio Vargas. À noite, às 19h00, haverá o lançamento da Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência na Paraíba. O evento será de forma virtual contando com representantes e mulheres de todo o estado.
Ficou acordado que o vereador sindicalista José Gonçalves (PT) irá solicitar uma sessão especial na Câmara Municipal de Patos, além de outras atividades relacionadas à questão da mulher,para serem aprofundadas no município.
Jozivan Antero – Polêmica Patos