Parque Religioso Cruz da Menina encontra-se aberto para visitação e poderá ter obras reiniciadas no mês de fevereiro, em Patos

A pequena capela construída pelo agricultor José Justino do Nascimento, em 1929, para celebrar uma graça alcançada em um ano de terrível estiagem,  passou por muitas transformações no seu entorno, […]



A pequena capela construída pelo agricultor José Justino do Nascimento, em 1929, para celebrar uma graça alcançada em um ano de terrível estiagem,  passou por muitas transformações no seu entorno, mas continua sendo símbolo de uma história triste e que envolve também muita fé religiosa canalizada através da Menina Francisca Marta.

Em 1993, por meio do Governador Ronaldo Cunha Lima, a pequena capela recebeu um grande projeto que deu origem ao Parque Religioso Cruz da Menina. Os espaços foram otimizados e o local melhorou muito sua estrutura, passando a ser mais visitado por fiéis e romeiros de vários locais do Brasil. Em 2020, por meio de lei do Deputado Estadual Nabor Wanderley e sancionada pelo Governador João Azevedo, o Parque Religioso Cruz da Menina passou a ser Patrimônio Imaterial da Paraíba. 

Bastante deteriorado devido às intempéries, o Parque Religioso Cruz da Menina recebeu uma reforma que teve início em julho de 2020, mas a obra, que deveria ser concluída em 180 dias, enfrentou paralisações e o Governo do Estado dispensou a empresa LK Construções LTDA, abrindo nova licitação para contratação de outra empresa para dar continuidade a reforma. 

De acordo com informações repassadas por Sidney Silva, administrador do Parque, a obra deverá ser retomada no final do mês de fevereiro de 2022. Sidney disse que conversou com o representante da SUPLAN, órgão do Governo do Estado, e o relato é de que o processo licitatório foi aberto e deverá ser concluído em breve para o retorno dos serviços.

Mesmo com as obras paralisadas, a visitação está aberta ao público e se espera que a nova empresa finalize em definitivo a reforma que se encontra bastante atrasada e prejudicando aqueles que dependem do funcionamento pleno do Parque Religioso Cruz da Menina para sobrevivência.


Jozivan Antero – Polêmica Patos