A variante ômicron é uma das principais responsáveis pelo recente aumento de casos de Covid-19 no Brasil. O relaxamento das medidas de prevenção e grandes aglomerações também são fatores determinante para a disseminação do vírus. Na cidade de Patos, a população carcerária no Presídio Romero Nóbrega, passa por um surto de gripe e novos registros de Covid-19 entre os apenados e funcionários daquela unidade.
De acordo com Charles Martins, diretor da penitenciária, 8 apenados foram diagnosticados com covid e 3 deles já saíram do isolamento. “Os apenados estão isolados, com sintomas leves, bem parecido com uma gripe, nenhum sintoma grave. Temos também na equipe 3 companheiros que estão afastados por conta do vírus. Nossas medidas seguem sendo adotadas e estamos em observação, caso haja o aumento desse quantitativo, vamos precisar adotar medidas, como por exemplo, o cancelamento de visitas momentaneamente”, revelou.
Segundo o diretor, os apenados iriam tomar a terceira dose da vacina, que precisou ser suspensa enquanto se curam dos sintomas gripais e do vírus. No entanto, 100% do presídio já está imunizado com a segunda dose, o que explica os sintomas leves da doença. “Assim que passar os sintomas de síndrome gripal, todos que estiverem na data correspondente, serão vacinados com a dose de reforço”, afirmou Charles.
Wânia Nóbrega – Polêmica Patos