Em Patos, assistente social faz alerta para pais e responsáveis por crianças sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid 19

A assistente social Fernanda Oliveira, que trabalha na área de saúde do Município de Patos, fez alerta para pais e responsáveis por crianças sobre a vacinação contra a Covid 19 […]



A assistente social Fernanda Oliveira, que trabalha na área de saúde do Município de Patos, fez alerta para pais e responsáveis por crianças sobre a vacinação contra a Covid 19 que teve início em todo o Brasil. Fernanda destacou a importância das vacinas e falou sobre as leis consolidadas que obrigam e preveem punições àqueles que não vacinarem as crianças sob sua responsabilidade.

Fernanda se mostrou preocupada diante de campanhas de desinformação e má fé que vem sendo encabeçada pelos chamados “negacionistas”, que procuram desacreditar a ciência e os órgãos de saúde. Recentemente, o próprio presidente da república, Jair Bolsonaro, tornou público que não vacinaria a sua filha, cometendo assim crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na cidade de Patos, a vacinação contra a Covid 19 teve início na segunda-feira, dia 17  de janeiro de 2022. A vacina infantil da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e já está sendo aplicada em mais de 35 países pelo mundo. O Brasil começou atrasado e depois que mais de 30 países deram início.

Fernanda Oliveira frisou: “Os pais que não vacinarem suas crianças poderão ser multados ou mesmo perder a guarda, pois pode se configurar negligência e omissão”, conforme o artigo 249 artigo do ECA que ainda determina multa.  A não vacinação é uma violação aos direitos da criança. A vacinação é dever da família, da sociedade e do Estado. No artigo 14, determina como obrigatória a vacinação de crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

“Lamentar que ainda exista tamanho negacionismo em um momento tão delicado como o que nós estamos vivendo e que tantas famílias já perderam seus entes queridos para esse vírus. Cabe a nós ressaltar os cuidados das nossas crianças e daqueles que nós amamos… a gente faz o apelo para que os pais, os responsáveis levem as suas crianças para a vacinação para que, gradativamente, a gente vá combatendo o vírus e protegendo aqueles que amamos”, destacou Fernanda.



Jozivan Antero – Polêmica Patos