Vírus da gripe H3N2 está em processo de transmissão comunitária! Alerta diretora da 6ª Gerência de Saúde, em Patos

Na manhã desta quarta-feira, dia 29, a diretora da 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), em Patos, Liliane Sena, alertou sobre a transmissão coletiva do vírus da gripe H3N2 […]



Na manhã desta quarta-feira, dia 29, a diretora da 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), em Patos, Liliane Sena, alertou sobre a transmissão coletiva do vírus da gripe H3N2 que circula em todo o território da Paraíba.

O vírus da gripe influenza H3N2, da cepa Darwin, pode causar uma gripe simples, porém, em alguns casos, tem evoluído para quadro grave respiratório, levando à internação e até morte. Os registros dos casos foram, primeiramente, no litoral de João Pessoa.

Liliane Sena relatou que a vacina que foi ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), neste ano de 2021, não protege da influenza, cepa Darwin, H2N2. Ela acredita que em 2022 a vacina já pode ser ofertada com preparação para o combate.

A diretora da 6ª GRS disse que a população deve se proteger da influenza da mesma forma que se protege do vírus da Covid 19, ou seja, uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, principalmente em locais fechados. Os casos para a influenza nas crianças abaixo de 05 anos e de 02 anos, bem como idosos, são os grupos de risco da influenza.

“Vamos nos proteger, vamos nos cuidar para que 2022 seja um ano de saúde, um ano de tranquilidade e para que a gente possa ir se livrando da Covid e desse surto da influenza…”, relatou Liliane.


Jozivan Antero – Polêmica Patos