Dezenas de cães perambulam e chamam atenção de cidadãos em pleno centro de Patos

A proliferação de cães de rua tem sido uma constatação cada vez mais evidente do descontrole populacional que assusta cidadãos e exige providências. Os cães não estão só nos bairros […]



A proliferação de cães de rua tem sido uma constatação cada vez mais evidente do descontrole populacional que assusta cidadãos e exige providências. Os cães não estão só nos bairros periféricos, mas também no centro da cidade de Patos.

Na manhã desta segunda-feira, dia 27, por volta das 06h30, um cidadão que estava na varanda de um dos edifícios flagrou uma matilha perambulando no cruzamento da Rua Bossuet Wanderley com a Rua Rui Barbosa, centro de Patos.

O cidadão presenciou quando um motociclista que se deslocava pela Rua Rui Barbosa passou no meio da matilha. Os cães não atacaram o motociclista, mas fica o temor que algo aconteça, pois em outros casos a situação tem sido diferente e ataques se registraram.

O presidente da Organização Não-Governamental Adota Patos, Rafael Gomes, o Rafael da Civil, tem reafirmado que a saída é um trabalho de castração em massa dos cães, porém, de acordo com Rafael, a castração realizada pela Secretaria de Saúde do Município de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), é considerada lenta e com quantidade insuficiente.

No Canil Municipal, localizado no Bairro Alto da Tubiba, existem atualmente cerca de 300 cães e centenas de gatos. O espaço está no seu limite máximo. A solução a médio e longo prazo para diminuir a população canina é a castração sistemática, porém, se faz necessário ações mais enérgicas e orquestradas entre os órgão públicos e privados.


Jozivan Antero – Polêmica Patos





Categorias: Geral