Pedreira relata que enfrenta preconceito e machismo para exercer sua profissão na cidade de Patos

Em um mundo dominado por homens, a pedreira Alcione Alves Lourenço da Silva, de 35 anos, mostra sua habilidade na construção civil e buscou cada vez mais cursos profissionalizantes para […]



Alcione Alves – pedreira
Alcione Alves – pedreira

Em um mundo dominado por homens, a pedreira Alcione Alves Lourenço da Silva, de 35 anos, mostra sua habilidade na construção civil e buscou cada vez mais cursos profissionalizantes para reafirmar o caminho que queria seguir. Ela começou a trabalhar aos 13 anos de idade, se apaixonou pelo ofício e hoje é uma pedreira caprichosa, porém, desempregada diante do preconceito e do machismo presente na sociedade.

Alcione Alves concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, dia 24, em sua residência no Conjunto Batuel Palmeira, por trás do SESI, no Bairro Salgadinho, em Patos. A pedreira mora com os seus dois filhos na casa em que ela mesma reformou do piso ao teto. Bastante comunicativa, decidida e confiante, Alcione comentou que tem feito pequenos serviços na construção civil, porém, apenas de forma temporária.

A pedreira relatou que começou a fazer serviços na casa de sua família quando era ainda uma criança entrando na adolescência. Reboco, paredes erguidas, pintura, rede hidráulica e uma vontade de aprender cada vez mais. Em 2018, mesmo já exercendo a profissão de forma habilidosa, a pedreira se inscreveu em um curso promovido pelo SENAC, em Patos. Ela foi aprovada com maestria.

Muitas pessoas viram uma postagem de Alcione Alves por sua rede social e depois em grupos de Facebook da região. Ele relatou que fez a postagem para divulgar sua profissão e para mostrar que tem a capacidade de trabalhar como pedreira, mas precisa de oportunidade.

Alcione disse que enfrenta preconceito e machismo para exercer sua profissão, mas segue reafirmando que gosta de exercer sua profissão e é dela de onde vem o sustento de sua família. A pedreira tem feito serviços nas casas de amigos e todos aprovam seu capricho na construção civil. “Hoje em dia as pessoas tem que ver a igualdade. Se eu posso executar o meu trabalho, eu acho que as pessoas têm que me dar mais oportunidade para ver, realmente, até onde eu posso chegar com isso”, desabafou Alcione.

O contato com Alcione Alves para trabalho é o (83) 9 9883 8834. Instagram @alcione_pedreira


Jozivan Antero – Polêmica Patos

OUÇA entrevista com Alcione Alves: