O senhor Joaquim Gonçalves de Almeida, de 73 anos, deu entrada no Hospital Regional de Patos no dia 16 de novembro de 2021. O idoso estava com forte desconforto respiratório e já havia estado internado no hospital por outras vezes diante do mesmo quadro grave de saúde.
A família relatou que Seu Joaquim, como é mais conhecido, estava na área vermelha, depois foi levado para a área amarela, mas, em decorrência do agravamento, o profissional médico determinou que ele fosse transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinado aos pacientes com Covid 19.
Os familiares contestaram a decisão, pois o exame Swab realizado no idoso deu negativo para a Covid 19. Seu Joaquim está com 60% de comprometimento pulmonar conforme revelado por tomografia e o quadro de pneumonia é considerado grave.
A reportagem do Polêmica levou o caso ao conhecimento do diretor do Complexo Hospitalar Regional, Francisco Guedes. Ele relatou que o exame Swab só tem eficácia estando dentro da chamada “janela”, que é o tempo para o teste ser mais eficaz. “Esses testes não detectam fora da janela, infelizmente as pessoas não entendem isso. O comprometimento do pulmão através da tomografia é que define o diagnóstico”, relatou Francisco.
Jozivan Antero – Polêmica Patos