O uso das tecnologias devido ao ensino remoto gerou muitas reclamações por parte dos professores. Muitos encontraram dificuldades que foram causadas pela falta de incentivo quanto ao uso destas tecnologias antes da pandemia e houve insuficiência de formação durante o ensino remoto. Esses fatores motivaram o professor Thyago Vieira, idealizador da WT Consultoria, que tem domínio nas tecnologias de educação, a criar um projeto de formação solidária voltado para professores do ensino público.
Para Thyago, esse projeto surge da necessidade de contribuir, não apenas para o ensino remoto que já está em contagem regressiva para ter fim, mas com a educação de forma geral, ajudando assim os professores a superarem as dificuldades que eles encontraram quanto ao uso das novas tecnologias. Além disso, a intenção é promover um ensino mais alinhado às novas tecnologias, oferecendo conhecimentos mais amplos e para abrir os horizontes dos docentes e de gestores escolares quanto ao universo de possibilidades que as novas tecnologias proporcionam.
O projeto está em fase de divulgação, mas já tem escola aderindo. Uma destas escolas foi a Escola Municipal Nosso Lar Tio Juca, localizada no Bairro Brasília, em Patos. Na instituição, o projeto foi bem recebido pela direção escolar que enxergou a importância da formação oferecida pelo projeto. Na última quinta-feira, dia 11 de novembro, aconteceu o workshop oferecido pelo projeto. Na oportunidade, o momento de formação tecnológica foi realizada para cerca de 11 professores da instituição, onde aprenderam desde questões gerais acerca dos jogos eletrônicos até o desenvolvimento de jogos educacionais a partir de programação educativa.
O Projeto Formatec Solidário oferece o workshop de introdução de desenvolvimento de jogos educacionais e é ministrado de forma totalmente gratuita. Com essa formação, o professor pode promover um ensino mais autônomo, garantindo que o aluno aprenda, assim como o construtivismo defende, a partir de suas próprias experiências, contato com o conteúdo, tentativa e erro e dentre outros fatores que os jogos educacionais proporcionam. Além disso, eles podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades úteis tanto para o processo de ensino como para o desenvolvimento intelectual dos alunos, sendo elas: atenção, memória, perspicácia, raciocínio lógico, agilidade, entre outros.
Para diretores e gestores municipais de educação que estejam interessados em aderir ao projeto, ele estará sendo oferecido para as escolas interessadas durante todo o mês de novembro, mas poderá retornar no próximo ano e dispondo de novos workshops.
“O Formatec Solidário mostra que em momentos de adversidade aqueles que podem colaborar com algo, mesmo sendo pouco, devem enxergar seus papéis de cidadãos e contribuir dentro de suas possibilidades e competências para que problemas, como no caso das tecnologias no ensino remoto, sejam minimizados e a partir dessas ações melhorias sejam cada vez mais alcançadas”, relatou Thyago Vieira.
Maiores informações podem ser obtidas e-mail: contato.wtconsultoria@gmail.com.br
Jozivan Antero – Polêmica Patos